Lilypie 1st Birthday Ticker

quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Curso preparação para o parto - Cuidados com o recém-nascido!!! 1ª e 2ª aula

Ontem começou o curso de preparação, tivemos logo duas aulas, uma teórica e outra prática, sobre os cuidados a ter com o recém-nascido.

Produtos necessários para cuidados, para o 1º mês:

- sabão glicerina, neutro
- óleo de amêndoas doces
- soro fisiológico
- álcool 70%
- compressas
- 1ª água de limpeza

Limpeza do coto umbilical:
pelo menos uma ou duas vezes ao dia, com a ajuda das compressas, agarrar todas as pontas e deitar alcool 70% e limpar de baixo para cima e de cada vez, usar uma compressa nova, ao fim, passar uma compressa seca, para tirar o excedente de álcool, quando se colocar a fralda fazer uma dobra ou então usar as fraldas já com o recorte, e em relação à roupa interior, convém ser em duas peças, para o coto umbilical, andar o mais possível ao ar.

Limpeza dos olhinhos:
colocar uma gota de soro fisiológico em cada extremidade do olhinho e depois limpar com uma compressa, de fora para dentro.

Limpeza das orelhas:
Limpar com ajuda de um cotonete apenas a orelha na parte exterior ou apenas secar com a ajuda da toalha, NUNCA usar cotonete, dentro do ouvido.

Limpeza do nariz:
colocar uma gota em cada narina aguardar um bocadinho e depois com ajuda de um aspirador nasal, tentar aspirar.

Mudar a fralda:
Menina - limpar sempre de cima para baixo.
O pó talco está contra indicado, devido às alergias que provoca e irrita ainda mais a pele.
Colocar a fralda, os bonequinhos :) sempre para a frente, nas perninhas colocar para fora os "folhinhos" e apertar os autocolantes, convém ficar bem preso, para a fraldar não andar solta a roças nas pernocas, pode ser mais uma causa do bebe chorar e não se saber o porquê!!

Banho:
A temperatura da água, convém estar entre os 36º 37º, verificar a temperatura através de um termómetro ou então usar o pulso ou o cotovelo.
Ter tudo preparado antes de iniciar o banho a antes de tirar a roupinha ao bebé.
Preparar os produtos para o banho, a escova, o óleo de amêndoas doces para a massagem, a toalha e a roupinha que lhe vai vestir.
A cabeça do bebé, pousar no ante-braço e agarrar o braço do bebé do outro lado com a mão desse mesmo braço.
Começar o banhinho pela cabeça, pode-se dar com uma compressa e o sabão de glicerina, não é aconselhavél esponja de banho, devido aos microbios que lá ficam depositádos.
E antes do banho, tiver a fralda suja, limpar antes de iniciar o banho, para não sujar a água.
O local do banho convém estar com uma temperatura entre os 22º e os 25º.
O ideal é dar banho todos os dias ou pelo menos dia sim, dia não.
A melhor altura do banho, deverá ser uma meia hora antes da mamada da noite, para o bebé não estar com muita fome e assim puder disfrutar do banho; mas depois conhecemos o nosso bebé e tentamos perceber a melhor altura para lhe dar o banho, de maneira a descontrair e ser uma situação agradável entre os Papás e o filhote.

Cama:
A caminha deverá ser feita, mais perto dos pés da cama, de maneira que o bebe, não escorregue para debaixo dos cobertores.
Deitar o bebe SEMPRE de lado, alternando o lado, com uma almofada anti-giro ou apenas uma manta de maneira que não consiga se voltar para trás, para não ficar de barriga para cima, pois pode bolsar.
E ainda se pode elevar a zona da cabeça, por baixo do colchão, uns 30º.

Massagem:
Normalmente depois do banho com o óleo de amêndoas doces, tirando a massagem de ajuda para as cólicas, que poderá ser feita, sempre que for necessário.
Friccionar muito bem as nossas mãos, para ficarem bem quentinhas.
E contar sempre 5 vezes cada passo
Começar pela cabeça e sempre da esquerda para a direita.
Cabeça: na testa, unir os polegares, e fazer movimentos para as extremidades até às tempôras; nas tempôras fazer movimentos circulares. Depois desde as laterais do nariz, até novamente às temporas. E acabar na cabeça, com vários movimentos dos dedos ou também com a ajuda da escova, para estimular e combater a crosta láctea.

Peito:
Colocar a nossa mão direita, no ombro esquerdo do bebe e a mão esquerda no ombro direito e fazer os movimentos cruzados ou colocar as mãos em forma de concha lateralmente em cima do peito do bebé, e quando expirar, dar palmadinhas no sentido para fora.

Braço esquerdo:
Começar de baixo para cima, alternando as mãos e depois fazendo ligeira torção para estimular a circulação com ambas as mãos.
Na mão fazer movimentos circulares, aumento o circulo, pois normalmente o bebe estará de mão fechada e assim, vai abrindo a mão, relaxando e acabar a fazer "pinça" em cada dedo.
Repetir no braço direito.

Costas:
Fazer movimentos com as duas mãos abertas e espaçadas de cima para baixo e também do centro para as extremidades.

Pernas:
Fazer os mesmos movimentos dos braços.

Pés:
Fazer movimentos com o polegar do calcanhar até aos dedinhos.

Acabar com uma massagem desde o pescoço até aos pézinhos.

Massagem "I Love You":
No ventre no lado direito fazer movimentos de cima para baixo, como se desenhando o "I" repetir cinco vezes.
Depois fazer na parte de cima do umbigo, e descer na esquerda, como se desenhando um "L" invertido.
Por fim, fazer do lado esquerdo de baixo, sobe, linha e volta a descer no lado direito, como se a formar o "Y".
Esta massagem ajuda a fazer as necessidades, cólicas.

Massagem cólicas:
Presionar c uma mão a barriga e juntar as pernas e flectir até à barriga ou nos dois lados do umbigo pressionar ligeiramente e fazer movimentos no sentido dos ponteiros do relógio quando o bebe está com fezes soltas ou fazer ao contrário do sentido dos ponteiros para o ajudar a fazer as necessidades.
Também se poderá usar a ajuda do termómetro no rabinho.

Choro:
Fazer vários pontos de despiste para tentar perceber o que o bebé tem:
. se tem fome
. fralda suja ou mal colocada
. etiquetas da roupa a magoar
. cólicas (normalmente choram e encolhem as perninhas)
. calor ou frio
. apenas a posição, a orelha dobrada a magoar
. se não consegue dormir

Ver se o bebé tem calor:
É ver no inicio das costinhas, logo depois do pescoço; pois as mãos e pés nos primeiros dias estarão sempre frio.

Primeiras Vacinas, a serem feitas no Centro de Saúde:- BCG (vacina que deixa a marca no bracinho e pode deitarsangue, nada preocupante)
- Hepatite B

Teste do pézinho:
Terá de ser feito entre o 3º e o 6º dia de Vida, pois se ouver algum problema, será resolvido até ao 10º dia de vida!! Só se ouver algum problema é que informam os Pais, dentro de um mês.

Atenção: segurar sempre a cabecinha do bebé, ele consegue fazer os movimentos para a frente, mas não consegue colocar a cabeça para trás e segurar.

Em relação a chupetas, tem muita haver com a decisão dos Pais e dos Pediatras, ajuda-os a acalmarem-se. Mas atenção chupeta só depois de o bebé agarrar perfeitamente o peito da Mamã. Assim como umas gotas de Aer-om umas 24 gotas ao dia, só em último recurso, depois de fazer todos os despistes do choro.

Em relação às roupinhas dos bebés, ter em atenção, para pelo menos a roupa em contacto com o corpo ser 100% algodão e retirar todas as etiquetas, pois pode ser um factor que magoa o bebe e que o faz chorar, sem sabermos o que será.
E a lavagem deverá ser feita, sem amaciador, pois o amaciador tem originado várias alergias no bebe. O produto da lavagem convém ser liquido, para não deixar resíduos na roupa.

Acho que não me esqueci de nada. Ainda trouxemos umas amostras e uma chupeta da Chicco, foi muito giro e educativo, isto tudo desde as 19h às 21:30h :)

1 comentário:

Anónimo disse...

Olá querida mamã, estas aulas também foram as que eu mais gostei, são muito úteis!
Beijinhos,Sofia,Pedro e Joana